13 de fevereiro de 2009

Camafeu, cadê Maria de São Pedro?

Dedicar-se ao samba às vezes pode parecer ingrato. Afinal, quantos negros pobres, pobres negros, ou simplesmente pobres ou negros já não morreram e ainda morrerão no desconhecimento e/ou esquecimento?

Ápio Patrocínio da Conceição é mais uma dessas figuras pouco conhecidas no mundo do samba.

O menino órfão, morador de rua, pobre, que trabalhou como engraxate, fundidor, vendedor de cadarço e estivador sai do anonimato para se tornar Camafeu de Oxóssi e ganhar alguma fama, ao se tornar proprietário da barraca de São Jorge, no velho Mercado Modelo e, posteriormente, de um renomado restaurante.

Foi exímio tocador de berimbau e freqüentador das rodas de samba de Salvador, na Bahia. Foi diretor das Escolas de Samba Gato Preto, Só Falta Você e Deixa Pra Lá, onde apresentava seus sambas.

Em sua barraca São Jorge, tocava seu berimbau e cantava músicas de capoeira, samba de roda e ijexá. Dessa forma, angariava mais clientes. O espaço era permeado pelo ritualismo, onde ele ensinava os mistérios da Bahia de todos os Santos.

Era cenário comum ver Camafeu no Mercado Modelo, saudando Oxóssi, cercado por seus orixás e pela população que visitava o local.

Na década de 60, cursou língua iorubá na Universidade Federal da Bahia, o que lhe rendeu um convite para participar do Primeiro Festival de Arte Negra do Senegal.

Camafeu foi citado em diversos livros de Jorge Amado, de quem tornou-se amigo íntimo, assim como em algumas canções, tais como “Camafeu”, de Martinho da Vila, que foi também gravada por Candeia, na qual se indaga:“ Camafeu, Cadê Maria de São Pedro ?” .

Gravou dois discos, onde deixou registrados preciosos cantos de capoeira, dos escravos e principalmente, parte da nossa história.

Em 1994, falece Ápio Patrocínio da Conceição, aos 78 anos. Desde então, o Mercado Modelo parece ter perdido um pedaço de seu encanto. Por lá já não se vêem mais a música, o canto, os ensinamentos e rituais de Camafeu.

Encerramos esta singela homenagem a esse grande representante de nossa cultura com a faixa “Moriô”, de seu disco “Berimbau da Bahia, bem como “Camafeu”, gravada por Candeia.

4 comentários:

  1. Muito bom o projeto de vocês, tá na hora do resgate, mas "camafeu" é do Martinho, e ele a gravou até antes do Candeia, no disco "Mémorias de um Sargento de Milícias".
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão, Thiago. Inclusive eu tenho esse cd do Martinho..mas não havia me dado conta das datas. Já alterei o texto!
    Valeu, é isso aí! Tamo junto.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Maíra,

    Dei uma olhada e o link está funcionando perfeitamente. Não sei o que está acontecendo, dá uma olhada lá de novo..postei uns sambas do Cabana.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir