15 de julho de 2009

Samba no Escritório

Pessoal,
Neste sábado, dia 18 de julho, faremos mais um samba no Bar Escritório!
A batucada começa a partir das 16:00 horas. Esperamos todos lá!!!
Bar Escritório
Rua Júlio de Castilhos, 1110 - Belenzinho (a duas quadras do metrô).
Segue também uma faixa com um pouco da bagunça do Jequitibá!


2 de julho de 2009

Portela, maravilhosa!

Paulo da Portela foi o grande organizador do samba em Oswaldo Cruz. Bom, para mim, Paulo representa, para o samba, mais do que isso, pois ele era o próprio samba em pessoa. Sua elegância, auto-estima e determinação fizeram dele uma referência para o sambista.
Nascido no Rio de Janeiro, no bairro da Saúde, Paulo foi uma das principais figuras do samba e é até os dias de hoje.


Na década de 1920, já em Oswaldo Cruz, Paulo fundou um dos primeiros ranchos carnavalescos da região, o Ouro sobre Azul. Em 1926, criou com Antônio Rufino e Antônio Caetano, futuros fundadores da Portela, o bloco das Baianinhas de Oswaldo Cruz, rebatizado em 1928 de Vai como Pode.


No dia 1º de Março de 1934, alguns dirigentes da Vai como Pode queriam renovar a licença de funcionamento da agremiação e foram ao delegado Dulcídio Gonçalves, que fez uma proposta inesperada ao grupo: mudar o nome da escola. E o novo nome acabou sendo aceito. Nascia o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela.
Seus fundadores tornaram-se baluartes da Azu l e branco de Oswaldo Cruz e são referência em todo mundo do samba: Paulo Benjamim de Oliveira, Antônio Caetano, João da Gente, Antônio Rufino, Heitor dos Prazeres, Alcides Dias Lopes, Manoel Bam-Bam-Bam e outros mais.
Paulo Benjamim de Oliveira, nosso Paulo da Portela, foi uma figura extremamente importante para o desenvolvimento do samba. E foi através de seus ensinamentos que Alvaiade, Mijinha, Aniceto da Portela, Manacéa e muitos outros puderam transmitir, de forma simples e sábia, tudo que estamos aprendendo hoje.
Após este texto, segue trecho de um documentário feito pelo grande Paulinho da Viola, mostrando e falando sobre este assunto.

Aproveitem!